Imagem - www.juniao.com.br |
Doenças psicossomáticas são doenças com sintomas físicos causados por problemas psicológicos. O corpo sente todos os sintomas inclusive dores, distúrbios digestivos, respiratórios, cardiovasculares, dermatológicos, endocrinológicos, nervosos e nas articulações. Os diagnósticos, nos casos de doenças psicossomáticas, são difíceis e os tratamentos com medicamentos e com a medicina tradicional muitas vezes não surtem efeito. Os distúrbios emocionais geralmente são os causadores desses problemas. Quem nunca teve uma raiva e apareceu no outro dia com um "roxo" em alguma parte do corpo? Isso é apenas um pequeno exemplo para ilustrar porque existem muitos outros.
Para alguns profissionais da saúde não existe separação entre mente e corpo. Os dois caminham lado a lado, portanto não se deve tratar um sem pensar no outro. "A mente, por não conseguir resolver ou conviver com determinado conflito emocional" se defende transmitindo esse conflito para o corpo alterando o metabolismo e causando doenças. É fato.
As doenças mais comuns ligadas a fatores emocionais são artrite, câncer, alergias, asma, gastrite, ulcera, retocolite, doenças de pele, disfunções sexuais, hipertensão, fibromialgia, etc.
A dificuldade no tratamento dessas doenças está ligada ao diferente estilo de vida dos indivíduos, da sua herança genética, de diferentes fatores emocionais e afetivos e de sedentarismo. Geralmente a melhora na qualidade de vida , hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos ajudam muito na cura. Busque fazer coisas que lhe façam feliz, tente esquecer os problemas, trabalhe menos, namore mais, durma mais, faça caminhada em boa companhia... Faça o bem; tem tanta gente precisando de ajuda, às vezes até mais do que você... E viva...
Não sou da área da saúde, sou apenas uma pessoa curiosa, que gosta de ler o que pessoas sérias escrevem e me interesso por tudo aquilo que de alguma forma afeta às pessoa que amo. E aconselho sempre a procurar um especialista.
PARA VOCÊ SE INSPIRAR
Epitáfio
Titãs
Composição: Sérgio Britto
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário