quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O PORQUÊ DAS COISAS!!!

Imagem- educação.uol.com.br


        Por que essa dúvida que me assola?
      O porquê das coisas me apavora...
      Por que às vezes não é tão simples explicar
      O quanto complexo o porquê usar?
      Porquês existem quatro... 
      E por que não um só porquê?
      Não seria mais fácil entender?

Por que - Por (preposição) + que (pronome interrogativo) = por qual razão. Perguntas diretas e indiretas.
Ex.: Por que você esqueceu a carteira?

Por que - Por (preposição) + que (pronome indefinido) = por qual motivo.
Ex.: Não sei por que esqueci a carteira.

Por que - Por (preposição) + que (pronome relativo) = pelo qual (se flexiona: pelos quais, pela qual, pelas quais).
Ex.: Sei bem a razão por que esqueci a carteira.

Por quê - quando estiver antes de um ponto final, interrogação e exclamação (por qual motivo, por qual razão)
Ex.: Esqueceu a carteira por quê?

Porque - Conjunção causal ou explicativa (pois, uma vez que, para que, já que, porquanto, pelo fato de que, como).
Ex.: Esqueci a carteira porque não vou pagar a conta.

Porquê - Substantivo masculino (substantivado pelo artigo definido (o, os), pelos numerais (um, dois, três...), pelos pronomes possessivos (meu, meus), demonstrativos (este, estes, esse, esses, aquele, aqueles) e indefinidos (quanto, quantos).
Ex.: Não sei o porquê de ter esquecido a carteira.
       Vou apontar um porquê de seu esquecimento: Pão duro!
        Ei! Esse porquê não é meu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário